segunda-feira, maio 10, 2010

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA - v. atualizada

Esse texto saiu no meu abandonado blog do Tipos (se não chamo o que faço com este aqui de abandono, magine só a situação do outro...).

------

Uma pequena retrospectiva da iconografia da Coringa.

 

Primeiro aquela que possivelmente é a inspiração para a imagem do personagem, o filme mudo <i>O homem que ri</i>: http://www.comixconnection.com/uploaded_images/ManWhoLaughs-726958.jpg O primeiro coringa das HQs, por Bob Kane, criador do Batman (1940): http://www.jokerfanpage.mynetcologne.de/images/Kane-Joker.jpg Nos anos 60, Dick Sprang desenhou o jóquer. O personagem aqui era mais infatilizado: http://www.blackwolf-images.com/images/wbg/batm/bg005_sprng.jpg O primeiro Coringa em movimento, daquele seriado do Batman gordo, César Romero - percebam que ele tem bigode:

O coringa bonachão do Super-amigos que passava na Xuxa:

http://images3.wikia.nocookie.net/marvel_dc/images/thumb/2/23/Joker_-_NAB_01.... <i>A piada mortal</i> (1988), uma das melhores histórias do morcego de todos os tempos. Roteiro de Alan Moore e arte de Brian Bolland – muito da personalidade do Coringa no filme <i>Batman – Cavaleiro das Trevas</i> foi apresentada nesta HQ:

<i>Asilo Arkham</i> (1989), outro épico dos bat-quadrinhos. Escrito por Grant Morrisson e ilustrado magistralmente por Dave McKean, como em <i>A piada mortal</i>, o loucura do Coringa é melhor dimensionada. A idéia do palhaço vai sumindo em detrimento ao avatar da força caótica:

http://www.24hourmuseum.org.uk/content/images/2007_1408.JPG O classudo Jack Nicholson, que carregou o filme de Tim Burton de 1989 nas costas:

http://florestas.files.wordpress.com/2007/03/jack_nicholson.jpg O sombrio desenho animado dos anos 1990, com um coringa bem caricato, pelo mesmo criador do Freakazoid, Bruce Timm:

http://img.photobucket.com/albums/v510/DenzilVoorhees/ed486e80.jpg Nessa arte de Alex Ross, vemos uma personagem surgida na série animada (a Arlequina) e um jóquer que lembra Jack Nicholson:

http://www.posters57.com/images/AlexRossJoker.jpg Um curta que era o melhor filme do morcego, <i>Batman: dead-end</i> (2003), até a franquia de Christopher Nolan. Aqui, o coringa é bastante parecido com o da série animada da década de 90:

http://www.starland.com/news/2003/images/030724joker.jpg E o melhor de todos, Heath Ledger (2008):

e as ainda mais assustadoras artes conceituais do filme, que acbaram amenizadas:

Posted via web from Lugar Certo

Nenhum comentário: