sexta-feira, outubro 22, 2004

Telemarquetês

Veja como pode fazer sentido algumas expressões do tele-marketing.

1) verbo auxiliar de futuro: verbo ir (no futuro) + verbo com a ação no infinitivo. Ex. Vou fazer, ele vai andar, nós vamos cair na naite, etc.

2) futuro de ação continuada: surge aqui um novo tipo tempo. Tem aspecto de ação continuada. É um retorno ao latim. "estará passando" é diferente de "passará". Estará passando indica algo que se iniciará no futuro e permanecerá em ação por algum tempo. Passará indica uma ação completa, terá início e não se sabe sobre sua continuidade ou término. Para formar esse futuro de ação continuada utilza-se o verbo estar no futuro do indicativo e o verbo de ação continuada no gerundio. Ex. estará passando, estarei correndo, estará viajando. OBS: nem todos os verbos se adequam a essa condição. Ex. entrar, ligar, matar, etc. OBS2: poderá ser usado no passado também, criando passado de ação continuada. Basta flexionar o estar para o pretérito perfeito. Ex: estive pensando, estivemos fugindo, etc.

3) Logo dizer: Vai estar passando é apenas futuro com ação contínua, com o futuro do indicativo formado por verbo auxiliar. Está na gramática em prática da lingua.



Jealous Guy - John Lenon

Nenhum comentário: