quarta-feira, dezembro 30, 2009

Ouvindo... toques?

- Doutor, tô com um problema no ouvido, fico ouvindo um barulho estranho, constante, mas pouco intenso.

- hmmm... o que ouve é regular? Digo, escuta o tempo todo, sem interrupção?

- me parece que sim, nesse momento tá aqui, me acompanhando: tec-tectec-tec... e continua...

- a-rã... preste atenção no seguinte: você ouve enquanto eu falo?

- fale alguma coisa aí, doutor...

- bem, é que tive um paciente com um caso semelhante ao seu, mas no caso dele, descobrimos qual era o som que ouvia e...

- não.

- como não? Eu sei do que eu tô falando!

- não, eu não ouço enquanto você fala...

-ah, certo! procure descobrir qual som é...

- por que você não me diz logo?

- porque não quero influenciá-lo. Volte aqui amanhã no mesmo horário. Até lá, tente descobrir qual som é esse.

- tá bom... até amanhã, doutor!

- adeus!

(...)

- buenas, doutor. Eu descobri.

- olá, tudo bem? O que você descobriu?

- o barulho que eu ouço; o tal téc-téc-tectec!

- ah, sim! e o que você que é?

- eu ouço um teclado!

- teclado como no The Doors? Tã-tatataã-tarãraãaaaaa...

- não, não, teclado de computador!

- então, é isso: estamos diante do mesmo caso. Você não é o primeiro que atendo com isso. chama-se síndrome de Morrison.

- Tipo...

 

- não, não. O outro... mas isso não é importante. Eu tive um paciente que ouvia o som de máquina de escrever

 

 

 - E outro que ouvia do som da pena riscando o papel, mas esse já tinha um caso clínico anterior

 

 

- que estranho, doutor. Isso é grave?

- é irreversível e decisivo, mas não chega a ser grave. Só se mal conduzido.

- mas o que é exatamente que essa síndrome de Morrison causa?

- certo: vamos com calma. Quando alguém usa um teclado ou uma máquina de escrever?

- quando escreve.

- certo! e quando você ouve um desses...

- alguém está escrevendo.

- certo de novo! se só você ouve e somente enquanto fala...

- alguém está escrevendo minhas falas!

- isso aí! E se alguém escreve suas falas, isso significa que você é um personagem de ficção.

- nãããããããããããooooooooooooooooooooooo

- acalme-se, isso é ótimo. Agora você sabe que não é culpado de coisa alguma. Todas as suas cagadas, ops, erros e quívocos foram criadas por alguém.

-...

- se bem que todos os seus méritos também...

Posted via web from Lugar Certo

Nenhum comentário: