terça-feira, fevereiro 15, 2005

Veja, isto é(senhor?)poca

O alinhamento político da revista Veja nunca foi segredo pra ninguém. Sempre foram direitistas convictos (independente do governo; méritos).

Adoram criticar o governo Lula - que é chutar totó morto, e elogiavam o FHC - que é brincar com o totó. A linha editorial da Veja é o que o movimento estudantil (e - confesso - eu, em momentos tovarish) nomearia de "entreguista". Favoráveis à ALCA, às privatizações, ao afastamento do governo e à lógica mercadológica.

Isso posto, pediria pra todos os intelecspectadores pegassem a revista dessa semana (matéria de capa: a educação Coreana). E ao fazer sua leitura, pesassem alguns dos meus argumentos.

Alguns dos motivos apresentados pela reportagem para o sucesso da educação oriental realmente (me) fazem sentido: investimento no estudo fundamental, apoio dos pais, interesse do estado na formação do cidadão.

Os demais me assustam: que o ensino de terceiro grau deve gastar menos do que gasta; que a competição é saudável (ou você é bom em "estudos", ou não vale nada); que o absurdo empenho das crianças coreanas é benéfico (crianças que passam mais de 11 horas entre formação de base e cursos de aprimoramento) e que as universidades devem ter em vista a satisfação do mercado.

Satisfação de mercado? Universidade deve formar seres humanos pensantes capazes de aprender e avaliar, e por isso, capacitados para o trabalho em sua área de formação. Não deve ser incentivado a anular seu tempo (11 horas) em competição. A vitória vazia.

E quanto a essa criança que passa mais tempo estudando (competindo?) que dormindo ou com seus pais e amigos. Qual o tipo de formação humana que ela terá?

A Veja apresenta argumentos que trabalham dando razão para Louis Althusser. Aparelhos Ideológicos do Estado. Talvez do Mercado.

Uma pena que se confunda atitude de direita com desumanização...



Gagging Order - Radiohead

Nenhum comentário: