terça-feira, maio 03, 2005

Uma questão de fé

Não tenho fé nos homens (mas mesmo assim eles continuam a remover montanhas, florestas, morros...). Sempre achei irracional ter fé nesses tipinhos.

Não preciso ficar enumerando holocaustos, tragédias, omissões pra provar o que digo. Todo mundo tem um exemplo desses na sua enciclopédia de bolso.

Saramago disse algo como "disso somos feitos: metade maldade, metade intolerância". Claro que o velhinho português é um pessimista exemplar pra todos os ateus na humanidade. E como toda pessoa que recebe um algumacoisa-ista como referência de personalidade, exagera no algumacoisa

Alguns anos atrás eu diria que um resumo da vida: é conhecer as pessoas, conviver e se decepcionar.

Hoje eu trocaria o decepcionar por SURPREENDER. Que pode ser bom ou ruim. Que depende mais de mim, do que do alter.

Nesse longo auto de fé tenho caminhando: defendendo uma fé irracional em um Deus (graças a Deus!) e um descrença segurara em suas criaturas.

Mas acho que na verdade, só quis a vida toda ser convencido do contrário. Algum defensor do ser, por favor, me convença de alguma coisa...


True love waits - Radiohead

2 comentários:

stereo disse...

por acaso você escreveu isto pq leu meu último post? caso não, é muita coincidência.

Anônimo disse...

Se vc já não acredista no ser, não pode mais se decepcionar. Assuma esta postura, e tudo o que sobrará serão surpresas. Agora, se alguém conseguir lhe provar que o ser abstrato é digno de fé, procure tbém se surpreender e não se decepcionar com vc mesmo.
Eu acredito no ser, mas não tenho argumentos racionais pra isto, não conseguiria levantar esta bandeira diante de vc.