sexta-feira, março 10, 2006

Coisa e (imor)tal

Sabe aqueles articulistas que pegam no pé de algo(uém)? Tipo o Mainardi com o PT, sabe como?

Bem, eu não sou exatamente um articulista, mas já tenho meus desafetos e encrencas com uma instituição. Se um dia chegar ser um articulista, não preciso me preocupar com a escolha do nêmesis pelo menos. Como já fiz isso antes, poderei somente articular.

(cá entre nós, o título de articulista é legal pra caraleo. Será que isso que vai na carteira de trabalho? No contrato de prestação de serviço? Dá pra se aposentar como articulista? Se me entrevistarem no Jornal Nacional - e eu for um articulista - pra saberem que eu acho do aumento da taxa de exportação de blógues, serei legendado como: Lielson Zeni - Articulista?)

Então meu desafeto, já tratado antes no bom e velho Círculo (não tem link aqui, pare), seria a ABL (Acadêmia Brasileira de Letras).

Meu critério é bastante simples: os melhores escritores não estão lá. O negócio até começou mais ou menos direito, sendo que na época a idéia não era tão ultrapassada assim.

Mas sabem quando a coisa desandou de vez?

Nem acho que tenha sido com o Paulo Coelho. Ele só é ruim, mas é escritor. E melhor que a Zélia Gatai.

Pra mim coisa descambou quando enfiaram o Getúlio Vargas lá. Do Pai dos pobres pra cá, juristas, médicos (Ivo Pitangui, por Deus!) e escritores pouco representativos.

Temos o caso Marco Maciel também...mas tá bom, né?
Qualquer coisa, visistem o sítio do refúgio ébano das letras naconais e verifiquem os nomes e sobretudo as obras das criaturas. |>>>|

Mas dessa vez, invés de continuar criticando e apontando falhas (o que muito me diverte) do chá dos velhinhos pedantes, apresento um momento de lucidez.

Obviamente, essa lucidez não condiz em nada com o padrão de atitudes engendrado pelos portadores dos fardões beliscados de chá e bolacha de polvilho.

Nelson Pereira dos Santos foi ABLizado. Pra quem não sabe, Nelson é um dos cineastas brasileiros mais importantes, sendo um dos precurssores do cinema novo. É claro, que a concorrência é meio demeritória.|>>>|

Enfim, nesse gesto a ABL reconhece a literatura no cinema, pela ABLização de Nelson Pereira dos Santos.

Se bem que eles reconheceram em livros médicos e jurídicos também.

Hmmmmmmm

Vou pensar mais um pouco sobre isso. Depois eu deixo nos comentários se realmente acho uma boa...


Blister in the sun - Violent Femmes

Nenhum comentário: